Pânico

O que é um ataque de pânico?

O ataque de pânico acontece quando os sintomas de ansiedade (sensações, pensamentos) são tão intensos que se torna difícil perceber se se trata apenas ansiedade ou se estamos realmente em perigo de morrer, de enlouquecer. 

O ataque de pânico dura geralmente apenas alguns minutos, e apesar de a sensação de perder o controlo, a pessoa poder desmaiar por exemplo, não representa perigo para a vida. Pode acontecer em pessoas que já têm ansiedade geralmente ou outras doenças mentais (como por exemplo Depressão), mas também em pessoas saudáveis. 

Como sei que estou a ter um ataque de pânico?

Os sintomas surgem sem aviso e duram geralmente entre alguns minutos a uma hora. São os mesmos sintomas que acontecem na ansiedade, mas é característico dos ataques de pânico a sensação de que não temos controlo sobre o nosso corpo ou mente, e que podemos morrer a qualquer momento. 

No entanto, como estes são muito semelhantes a sintomas que ocorrem noutras doenças, é importante existir uma avaliação médica antes do diagnóstico de ataque de pânico, que só deve ser feito após uma correcta exclusão de causas médico-cirúrgicas.

Tenho um familiar que já teve ataques de pânico. Também posso vir a ter?

Qualquer pessoa pode ter um ataque de pânico.

Os genes parecem ter influência no desenvolvimento de doenças da ansiedade. Sabe-se que quando existe doença algumas ligações no cérebro não estão a funcionar correctamente, e que estas alterações podem existir em várias pessoas da mesma família. No entanto, o facto de existir algum familiar com ataques de pânico não quer dizer que também os venha a ter, apenas que é mais provável que isso possa acontecer.

Posso morrer de ataque de pânico?

Apesar da sensação de perigo, e por vezes de morte iminente, um ataque de pânico não representa perigo de vida.

Quando existem outras doenças, como por exemplo doenças do coração, pulmões, etc, é importante que saiba que alguns sintomas são muito semelhantes. Se é a primeira vez que pensa estar a ter um ataque de pânico ou se tem alguma outra doença conhecida deve procurar sempre ajuda médica.

O que fazer se tiver um ataque de pânico?

Se é a primeira vez que tem estes sintomas deve procurar ajuda médica. 

Quando não é a primeira vez que acontece, e se já foi diagnosticado com ataques de pânico, deve procurar relaxar e respirar calmamente. Pode ajudar permanecer num espaço calmo e silencioso e contar com o apoio de uma pessoa de confiança. Se não melhorar procure ajuda médica.

O ataque de pânico tem tratamento?

Existem tratamentos específicos para o ataque de pânico, que se fazem no momento, e que o ajudarão a controlar os sintomas.

Nas pessoas com ataques de pânico frequentes existem outros tratamentos que devem ser realizados diariamente. O tratamento mais eficaz é feito com medicamentos mas também com psicoterapia: 

  • Os medicamentos ajudam a melhorar os sintomas de forma mais rápida, mantendo os sintomas controlados no dia-a-dia. 
  • A Psicoterapia vai ajudá-lo a compreender melhor os seus sintomas e a lidar mais facilmente com os ataques de pânico.

Tenho alguém conhecido com ataques de pânico. Como posso ajudar?

Podemos explicar o problema, tranquilizar a pessoa e aconselhar a procurar ajuda junto do médico. Se estivermos presente durante o ataque de pânico, podemos tentar acalmar a pessoa, procurando saber o que costuma alivar os sintomas caso já tenha acontecido antes e, se houver alguma dúvida se é realmente um ataque de pânico, procurar uma consulta médica urgente para o avaliar.