Fobias

O que são Fobias?

Fobia é o medo ou ansiedade intensos que acontecem quando somos confrontados com um objecto (p.e. agulhas), animal (p.e. cobras), situação ou actividade específica (p.e. andar de elevador). O medo e a ansiedade que surgem são sempre desproporcionais ao perigo real, causando sofrimento importante. 

As fobias são persistentes, ou seja, permanecem sempre que o indivíduo se confronta com aquilo que causa a fobia. De forma a evitar estes sintomas as pessoas tendem a evitar a todo o custo essas situações, ou então enfrentam,  mas sempre com grande sofrimento associado.

Alguns exemplos mais comuns de fobias são:

  • Fobias a animais, como por exemplo aranhas (aracnofobia) e abelhas (apifobia); 
  • Fobias a situações específicas, como por exemplo sítios elevados (“medo das alturas” – acrofobia), sítios fechados (claustrofobia), sítios abertos com muitas pessoas de onde o indivíduo não pode retirar-se com facilidade (agorafobia), andar de avião, testemunhar uma tempestade, estar numa situação social onde pode ser avaliado negativamente pelos outros (fobia social); 
  • Fobia a agulhas, procedimentos médicos ou sangue.

Como se manifestam as Fobias?

O medo e a ansiedade intensos podem manifestar-se por um conjunto de sinais e sintomas semelhantes aos sintomas que acontecem na ansiedade exagerada, sendo frequente nas fobias o evitamento do elemento causador de fobia.

Como se tratam as Fobias?

O tipo de tratamento mais eficaz é a psicoterapia de orientação cognitiva-comportamental, permitindo à pessoa contactar progressivamente com a situação fóbica, habituando-se a esta, sem que desencadeie sintomas. Por vezes o uso de medicamentos poderá ser necessário para alívio de sintomas.