Sessão com o Grupo de Teatro Terapêutico – “Saúde Mental”

O Grupo de Teatro Terapêutico convidou o Núcleo de literacia do CHPL para dinamizar duas sessões de literacia: uma sobre saúde mental e outra sobre saúde sexual. Foi uma oportunidade única para conhecermos melhor este fantástico grupo de trabalho, que celebrou recentemente o seu 50º aniversário.

Na primeira sessão, que decorreu no passado dia 28 de março, foram dinamizadas atividades de grupo que permitiram a reflexão sobre o conceito de saúde e doença mental.  Recorrendo ao brainstorming e à seleção de objetos do quotidiano, abordámos conceitos teóricos, mitos e estereótipos. Foi possível ainda partilhar as experiências subjetivas da saúde e do adoecer mental, a esperança associada e os seus significados mais dolorosos. 

A 4 de abril foi a vez da abordagem da sexualidade e da saúde sexual. “Despidos” de tabus e de sapatos, reunidos em pequenos grupos, foi discutida a importância da obtenção do prazer na relação sexual e a influência da sociedade naquilo que é a nossa interpretação de conceitos como o sexo, o género, a identidade de género ou a orientação sexual. A criatividade e generosidade dos membros do Grupo deram luz a uma sessão de interpretações, de faz-de-conta e de aprendizagem para todos, de igual para igual, que culminou numa experiência única e de absoluta conexão entre pessoas.

O núcleo de Literacia agradece a disponibilidade e o convite do Grupo de Teatro Terapêutico, fazendo votos de muito sucesso para os futuros projetos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s