SM

 

A pandemia COVID-19 obriga a uma modificação nas rotinas diárias de todos os trabalhadores com implicações e reajustes na vida pessoal e profissional e com impacto na saúde física e mental.

 

Os profissionais que continuam a desempenhar as suas funções no local de trabalho:

RECOMENDAÇÕES PARA TRABALHADORES

Se se encontra nesta situação lembre-se que:

 

• É normal sentir-se com maior ansiedade e preocupação face a uma situação de imprevisibilidade que requer ajustes diários;

 

• É expetável uma maior exaustão física. Quer pelos longos períodos de trabalho a que pode estar sujeito, como pelo medo inerente de estar a colocar a sua saúde e a dos outros em risco;

 

• Pode sentir, por períodos, que não está concentrado e não consegue focar a atenção, o que por vezes vem associado a pensamentos de incapacidade. Lembre-se que todas as mudanças requerem uma fase de adaptação. A dificuldade em manter a produtividade não é sinónimo de incompetência.

 

• A culpa pode estar presente, pelo medo de ser um agente de contágio aos familiares, ou mesmo, pelo facto de não estar tão disponível;

 

• É compreensível sentir-se zangado, vulnerável e com uma sensação de injustiça por não poder trabalhar em casa.

 

 

Como posso criar estratégias de adaptação e organizar novas rotinas laborais e pessoais?

 

 

Proteja-se: cumprir todas as medidas de proteção é cuidar de si e dos outros 

 

- Manter-se informado e atualizado por curtos períodos de tempo e através de fontes de informação credível (DGS).

- Conhecer o Plano de Contingência do seu local de trabalho;

- Cumprir as medidas de higiene e o distanciamento físico obrigatório;

- Certificar-se que a sua entidade patronal cumpre as medidas de proteção;

- Esteja atento à sua saúde - sintomas e sinais de alerta para contágio da infeção por COVID19. Contacte a Linha SNS24 em caso de necessidade

 

 

> Cuidar de si

 

o Aceite as emoções que está a sentir - as exigências são maiores, todos os dias são estipuladas novas regras que requerem adaptação e reorganização da vida pessoal e familiar

 

o Lembre-se que já foi capaz! Reconheça estratégias que usou no passado em momentos difíceis como o que está a viver atualmente;

 

o Reserve um tempo para descansar – defina um período do seu horário em que seja permitido desligar-se dos compromissos laborais. Nunca foi tão importante recarregar baterias!

 

o Privilegie uma alimentação saudável, a prática de exercício físico e boa higiene do sono

 

o Mantenha a proximidade com os amigos e familiares através das redes sociais, internet, telefone.

 

o Procure ajuda - esteja atento ao surgimento de alguns sinais como ansiedade, irritabilidade, dificuldade em adormecer ou acordar várias vezes durante a noite, alterações do apetite, necessidade de aumentar o consumo de álcool ou de outras substâncias. (Consulte o separador recursos para saber que apoios existem)

 

 

> No trabalho

 

o Concentre-se no que é esperado de si no trabalho e que está a contribuir para o bem coletivo de todos, respeitando sempre o seu ritmo pessoal e limites.  A sobrecarga diminui o desempenho, aumenta o risco de acidentes no trabalho e o cansaço físico.

 

o Promova o otimismo no trabalho. Por exemplo: elogie os colaboradores à sua responsabilidade que se encontram em funções presenciais.

 

o A cooperação entre colegas é também de extrema importância - facilita a partilha de preocupações, medos e experiências, tal como ajuda a aumentar a confiança e a diminuir a sensação de isolamento. Privilegie os meios digitais para comunicar com os demais e solicitar apoio.

 

 

 

 

 

 

 

 

•Estão perante desafios com elevado grau de exigência e são submetidos a um constante nível de stress;

 

•Necessitam gerir o risco de contágio a que estão sujeitos, com todas as medidas de proteção que isso implica;

 

•Lidam com o receio e risco de poderem ser um veículo de transmissão para os seus familiares; ou isolam-se do núcleo familiar por tempo indeterminado;

 

•Ainda assim, necessitam manter uma atitude profissional de modo a dar resposta às necessidades, expetativas e exigências da realidade laboral;

 

•Bem como manter o empenho na vida pessoal, dividindo o seu apoio pelos familiares/amigos que se encontram em casa, na gestão das novas e múltiplas tarefas realizadas em simultâneo.

work_2_dribbble-01 ISOLAMENTO E SAÚDE MENTAL ISOLAMENTO / QUARENTENA SAÚDE MENTAL E COVID-19 ESTIGMA E COVID-19 MAIS SOBRE O VÍRUS ANSIEDADE E COVID-19 SEXO E COVID-19 TRABALHO RECURSOS POC E COVID-19 DEMÊNCIA E COVID-19