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MINDFULNESS

 

O que é o mindfulness?

Mindfulness é o estar presente no momento. É um processo psicológico que promove a capacidade de prestar atenção aos pensamentos, sentimentos e sensações que surgem no momento presente, de forma não crítica, através de diferentes técnicas, como a meditação.

 

Quais são as origens do mindfulness?

O mindfullness teve origem em práticas espirituais ancestrais, como o budismo, praticado desde há mais de 2500 anos. Mais recentemente tem sido integrado e adaptado para a medicina e psicologia ocidentais como técnica meditativa.

 

Quais são os benefícios do mindfulness?

Há vários estudos na área do mindfullness e dos seus benefícios não só em grupos de pessoas com doença mental como em pessoas saudáveis. De uma forma geral, os resultados apontam para benefícios claros na sensação de bem-estar, satisfação com a vida, otimismo, redução dos níveis de stress e ansiedade e aumento da capacidade de regular as próprias emoções. Além disto, alguns estudos apontam também para um aumento da capacidade de orientar e manter a atenção, com melhoria da produtividade.  

 

Só as pessoas que já meditam há muito tempo notam os benefícios da prática de mindfullness?

Não. Na verdade, há estudos que mostram que pessoas que meditam há pouco tempo notam os mesmos benefícios que pessoas que meditam há vários anos. Isto sugere que, por um lado, não é uma técnica complicada nem pouco acessível, e por outro não é preciso esperar meses ou anos para que as vantagens comecem a fazer notar-se.

 

Como posso praticar?

O mindfulness, como meditação, pode ser praticado por qualquer pessoa, com ou sem orientação, embora numa fase inicial seja recomendável ter algum tipo de guia (seja através de uma app, de um site ou de um profissional especializado).

O Mindfulness pode ser praticado a qualquer momento, em qualquer lugar, quando quisermos e em tudo o que façamos, precisamos apenas de nos comprometer com o aqui e o agora.

 

Mindfulness é sinonimo de meditação?

São reflexo um do outro: o mindfulness suporta e enriquece a meditação e a meditação nutre e expande o mindfulness. Enquanto que o mindfulness pode ser realizado em qualquer situação do nosso dia a dia, a meditação usualmente é praticada num período de tempo especifico do dia. Por exemplo, um exercício de mindfulness é prestarmos atenção às sensações que nos surgem enquanto escovamos os dentes: o sabor e o cheiro da pasta dos dentes, o toque da escova na gengiva, o som do escovar, etc. A meditação é realizada parada, numa posição confortável e procura levar a atenção à respiração com o objetivo de clarificar a mente.

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MEDITAÇÃO

 

Pode dizer-se que a meditação está na moda e faz bem à saúde, podendo ser feita por qualquer pessoa, preferencialmente adaptada às suas necessidades, problemas de saúde e gostos pessoais.

 

Existem vários tipos de meditação, entre eles o Yoga e o Mindfulness. Este último tem sido muito falado na atualidade e utilizado em várias áreas da medicina. A meditação pode ser considerada uma forma de autoajuda.

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