SM

Entre as pessoas que podem reagir com maior intensidade ao stress durante uma crise deste tipo encontram-se:

 

• Idosos e pessoas com doenças crónicas, que estão em maior risco para a COVID19

 

• Crianças e adolescentes

 

• Pessoas que trabalham na resposta à COVID19, por exemplo médicos e outros profissionais de saúde

 

• Pessoas com doença mental, incluindo as que têm problemas com o uso de substâncias

 

O stress, durante uma situação de crise como a que vivemos, pode manifestar-se de muitas formas:

 

• medo e preocupação pela nossa saúde e pela dos nossos familiares ou pessoas mais próximas

 

• alterações nas rotinas de sono ou de alimentação

 

• dificuldades em dormir ou em concentrar-se

 

• agravamento de problemas de saúde já existentes

 

• aumento do uso de álcool, tabaco, ou outras substâncias

 

As pessoas com doença mental devem continuar os seus tratamentos e estar atentas ao aparecimento de novos sintomas ou ao agravamento dos mesmos.

 

Então, o que fazer para reduzir os níveis de stress durante o isolamento?

 

• Mantenha-se informado a partir de fontes de informação credíveis e partilhe-as com as pessoas mais próximas. Conhecer os factos e perceber realmente a situação actual pode ajudar a si e aos que o rodeiam a ultrapassar a crise e evita que se propaguem mitos infundados que espalham o pânico.

 

Para aceder a informação oficial e atualizada, em português, consulte o site da Direção Geral de Saúde.

 

• Limite o tempo dedicado a procurar notícias sobre este tema. É importante escolher 1 ou 2 fontes de informações credíveis e evitar uma avalanche de notícias a toda a hora, definindo também um limite de tempo por dia dedicado a esta tarefa. Além disto, faça pausas entre a utilização de redes sociais e a leitura de notícias.

 

• Mantenha a sua rotina o mais próximo possível do habitual. Fazer uma lista de tarefas ajuda a que não disperse entre outras atividades e ajuda-o a manter-se motivado.

 

• Cuide do seu corpo: faça inspirações profundas, alongamentos e meditação. Tente comer de forma saudável, refeições equilibradas, fazer exercício regularmente, dormir o suficiente e evitar o álcool e outras drogas.

 

• Reserve tempo para descontrair: faça atividades que lhe dêem prazer. Ver um filme, jogar jogos com amigos através de aplicações, ler um livro...

 

• Mantenha-se em contacto com os outros, por telefone, videochamada, mensagens… Fale com pessoas em quem confie sobre as suas preocupações e sobre como se sente. Além disto, alguém pode também estar a precisar de uma chamada sua.

 

Lembre-se: o distanciamento que é pedido é apenas físico. Esta pode até ser uma oportunidade para se aproximar das pessoas de quem gosta de formas inovadoras: videochamadas, gravações de audio, jogos através de aplicações...

 

Esta não é a primeira situação difícil que enfrenta: recorra às estratégias que usou no passado e que foram eficazes e aplique-as agora!

 

• Peça ajuda sempre que necessário, especialmente se os níveis de stress estiverem a interferir com as sua capacidade de fazer as tarefas habituais, durante vários dias ou semanas.

 

Sinais comuns de stress que devem motivar um pedido de ajuda:

 

- Sentir-se atordoado, sem esperança ou capacidade de reagir, ansioso ou com medo

 

- Alterações no apetite, energia e níveis de atividade

 

- Dificuldades de concentração

 

- Dificuldades em adormecer ou em manter o sono; pesadelos; pensamentos ou imagens perturbadoras

 

- Sensações físicas fora do habitual: dores de cabeça, dores no corpo, queixas de estômago, manchas na pele

 

- Sentimentos de raiva, ou sentir que “ferve em pouca água”

 

- Aumento do consumo de álcool, tabaco ou outras drogas

 

Como posso pedir ajuda?

 

Através da Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) ou entrar em contacto com o seu médico assistente por telefone ou e-mail (antes de se dirigir pessoalmente a qualquer serviço de saúde)

ISOLAMENTO E SAÚDE MENTAL

Picture 1

Durante uma situação de isolamento cada pessoa pode reagir de forma diferente, tendo em conta as suas características individuais, as suas experiências passadas e o apoio de pessoas próximas. Não há uma forma certa de reagir, por isso é normal sentir:

 

- Ansiedade e medo relativamente à sua saúde e à de pessoas próximas.

 

- Preocupação pelo facto de ter de ficar em isolamento ou alguém próximo ter de o fazer. Preocupação pelo facto de ter de monitorizar sinais de doença com regularidade. Preocupação pelo facto de estar afastado do trabalho e por não conseguir fazer as suas rotinas habituais.

 

- Incerteza sobre o que vai acontecer e sobre quanto tempo que será necessário permanecer em isolamento.

 

- Frustração e aborrecimento, por não poder realizar as suas rotinas e actividades habituais

 

- Tristeza, falta de esperança

 

ISOLAMENTO E SAÚDE MENTAL ISOLAMENTO / QUARENTENA SAÚDE MENTAL E COVID-19 ESTIGMA E COVID-19 MAIS SOBRE O VÍRUS ANSIEDADE E COVID-19 SEXO E COVID-19 TRABALHO RECURSOS POC E COVID-19 DEMÊNCIA E COVID-19