SM

ADIÇÕES / DEPENDÊNCIAS

 

Os comportamentos aditivos/dependências são uma condição complexa, que se manifesta pelo uso compulsivo de substâncias (álcool, drogas ou tabaco) ou ferramentas (p.ex: internet) e por comportamentos repetidos (p.ex: jogo patológico), apesar dos seus efeitos nefastos para a saúde. As pessoas com dependências sentem um desejo intenso por determinada substância ou actividade e têm dificuldade em deixar de a consumir/realizar. Ao longo do tempo, vão desenvolvendo uma certa tolerância, o que faz com que precisem de quantidades cada vez maiores.

Em algumas destas substâncias desenvolve-se também uma dependência física, o que se traduz pelo aparecimento de sintomas de abstinência quando o consumo é reduzido ou interrompido subitamente.

 

De um modo geral, as pessoas começam a consumir estas substâncias pelas mais variadas razões: para se sentirem melhor, para terem um melhor desempenho, por curiosidade ou por influência dos outros.

 

 

Clique nos botões abaixo para saber mais sobre algumas adições/dependências específicas:

 

CANÁBIS ÁLCOOL JOGO P. OBSESSIVO-COMPULSIVA DEPRESSÃO ESQUIZOFRENIA PSICOSES SUICÍDIO E AUTOAGRESSÃO DISFUNÇÃO SEXUAL PHDA P. PERSONALIDADE ANSIEDADE PERTURBAÇÃO BIPOLAR P. OBSESSIVO-COMPULSIVA ESQUIZOFRENIA PSICOSES SUICÍDIO E AUTOAGRESSÃO DISFUNÇÃO SEXUAL PHDA P. PERSONALIDADE ADIÇÕES/DEPENDÊNCIAS DEMÊNCIA QUANDO ALGUÉM SE SUICIDA